domingo, 15 de novembro de 2009

Perguntas corriqueiras sobre o visto americano

Pergunta enviada pelo Derick Araújo:

Opa, boa noite.
Bom estava eu navegando na internet colhendo informações sobre a entrevista no consulado quando me deparo com seu blog, rs
achei interessante e queria saber se você poderia me tirar algumas duvidas do tipo 'bestas'..
Eu estava querendo ir para lá em Dezembro no meu aniversário/natal e passar o ano novo também, irei ficar na casa da minha ex namorada, que mora com o padrasto americano e a mãe, o que tenho que levar para provar que volto? eu não estudo só trabalho, levando só o contra-cheque pode?
No caso dela mandar algum documento ou alguma carta sei lá falando que eu vo ficar na casa dela é mais tranquilo de conseguir ou como todo mundo diz 'vai depender se o consul for com sua cara' ?
tenho que levar os contra-cheques da minha mãe também e se for o caso os do meu padrasto também? porque moro com os dois.
E a quantia em dinheiro tenho que levar uma certa quantia em dolar que prove que tenho condições de ficar lá ?

Aguardo Resposta!
abraço

Resposta:
Peça para que ela lhe envie uma carta dos EUA, dizendo o motivo da sua ida pra lá, quando pretende voltar ao Brasil e se possível, que ela seja reconhecida em algum "local oficial" no país, algo como um cartório por exemplo. E é importante que você mostre que tem como se manter no país. Leve contra-cheques de sua mãe e padrasto e o que mais tiver que comprove a renda deles e a posse de bens (imóveis, carro, etc). Como você está indo como turista, o seu caso deve ser tranquilo. Mas seria ainda mais tranquilo se você tivesse um vínculo forte aqui no Brasil, como por exemplo uma faculdade, ou uma empresa.

Boa sorte na entrevista!

Mateus Souza

sábado, 14 de novembro de 2009

Dúvidas sobre visto negado

Pergunta enviada por Lívia Amorim, via e-mail a quase um mês atrás:

Olá, boa noite,
Vi seu site agora no google, achei super interessante, mais ainda, a iniciativa, e gostaria de aproveitar e tirar algumas duvidas com voce, se for possivel.

2 coisas:

Vou tirar o visto com meu marido, e, no site oficial do visto americano, fiz o de praxe: fiz o cadastro dele, e depois o meu. Porém, quero marcar a entrevista juntos, e nao sei como fazer isso pelo site, já que assim q termino cada cadastro e vou tentar marcar a entrevista, nao aparece nenhuma opçao para que marquenos juntos, e sim que eu pague a taxa de 38,00 em separado.

Logo, gostaria de saber 1o se terei que pagar 2 taxas de 38,00 mesmo sendo uma unica entrevista para os dois, ou se posso pagar 1 taxa unica, ja que será uma só entrevista. 2o, gostaria de saber como agendar essa entrevista em casal pelo proprio site. Será q ja perdi a oportunidade só pq fiz o cadastro em separado?




Resposta:
Bom, Lívia. O seu caso é meio complicado. Quando são pessoas da mesma família (como é o seu caso, marido e mulher) você tem que fazer somente 1 único agendamento para vocês dois. Não tenho certeza de como é feito esse cadastro no site. Recomendo que você enviei um e-mail pra lá tirando a sua dúvida, uam vez que você já fez o agendamento.

Outra pergunta...

Meu marido, mesmo ja tendo ido para os EUA várias vezes, teve pela primeira vez o visto negado em 2007, antes mesmo de casarmos. Ele foi fazer a entrevista sozinha e teve o visto negado, sabe lá pq. 2 anos depois, casados, lá estaremos nós para tirar o visto. Será que esse visto negado terá alguma implicaçao?


Resposta:
Pra ser sincero, eu nunca vi nenhum caso de alguém que já teve o visto negado uma vez conseguir novamente. Não sei o caso do seu marido, que já esteve lá em outras oportunidades. Não custa tentar, né.

Só mais outra coisinha, juro!
Meu passaporte antigo ficou retido na Polícia Federal qdo fui tirar o 2o passaporte, ja no modelo novo. Nesse modelo novo, o passaporte antigo tem q ficar retido na policia federal e eles te dão uma copia da folha onde estava o visto. Porem, depois disso mudei para o Rio (sou de Fortaleza0 e nao faço ideia da onde coloquei essa maldita folha. Quando fui fazer o cadastro no site do visto, coloquei uma possivelo data de quando consegui o visto anterior, que estava no passaporte antigo, mas nao a data correta. Caso nao consiga a tempo a informacao com a Policia Federal, será que ficarei prejudicada?






Resposta:
O que posso te dizer é o seguinte: os agentes consulares levam em consideração o fato de você já ter ido e aos EUA e voltado ao seu país de origem. Portanto, se eles tem essa informação, creio que seja suficiente. A data errada creio não ser nenhum problema.

Grata pelas informaçoes!!!!Espero que possa me ajudar!
Lívia Amorim


Mateus Souza

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Problemas com o Citibank

Pergunta enviada pela Lílian Ferreira, de Maceió:

Oi tudo bem, meu nome é Lilian eu sou e maceió, e queria uma informação sua.

Bom como eu sou de maceió, aqui não tem agencia do citibank. Então so posso pagar em recife mesmo.
Só que marquei minha entrevista pras 9 da manhã, e acho que o banco só abre as 10.
Minha mãe falou que vai me deixar na fila e esperar o banco abrir pra ela pagar.
Eu to com receio de fazer isso, e o pior é que se eu disse que vamos ter que ir um dia antes por cauca disso "a casa cai" rs..

Queria uma opinião sua, se eu devo fazer isso mesmo esperar o banco abrir ou ir um dia antes.

Muito obrigadaa

Resposta:
Pelo menos no Consulado de São Paulo tem uma agência logo na entrada, justamente para efetuar este pagamento. Talvez na de Recife também tenha!

Mateus Souza

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Devo omitir fatos no Consulado Americano?

Pergunta enviado pelo Orlando:

Olá. Estou pretendendo viajar para os EUA este ano.

O problema é que estive por lá há mais de 10 anos, com visto de turista de 1 ano e permissão de estada (no aeroporto) de 1 mês, mas acabei ficando 1 ano e 3 meses. Será que eles terão registro desses fatos no consulado ? no formulário DS-156 devo contar-lhes que já estive lá ou omitir este detalhe e, caso positivo, contar sobre o tempo total de estada ou dizer que fiquei poucos dias ?

Atualmente tenho estabilidade no Brasil: emprego público com renda alta, imóveis, etc.

Agradeço sua opinião ou alguma informação que possa ajudar-me a decidir o que fazer ...

Resposta:
Orlando, o seu caso é realmente diferente de todos que já vi por aqui. A utilidade da taxa SEVIS é justamente para que as autoridades americanas tenham controle sobre TODOS os estrangeiros que entram nos EUA e da sua vida no país. Mas na sua época eu não creio que a taxa SEVIS existia. Por outro lado, pode haver um registro da data da sua saída do país (3 meses após o visto ter expirado). De qualquer maneira, o fato de vc já ter ido e voltado do país é ponto positivo pra vc, pois o medo que eles tem é que os imigrantes fiquem como ilegais nos EUA. E como no seu caso vc agiu de "forma correta", não há motivos para temer.
Qto a sua situação financeira, é sempre bom levar comprovante de bens, imposto de renda, contra-cheque, entre outros.
No mais, desejo-lhe boa sorte! E, se possível, volte aqui para contar a sua experiência, ok?

Mateus Souza

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A falta do imposto de renda pode atrapalhar a obtenção do visto americano?

Pergunta enviada por Roberto, de Belo Horizonte, Minas Gerais:

Prezados, minha entrevista será dia 13/11 em SP, Sou advogado, tenho bens em meu nome (recebi de herança) porém, nos últimos 3 anos meu imposto de renda foi declarado com isento. Este ano comecei a receber $$ das causas em que atuei, somente ano que vem, mudará minha declaração de imposto de renda. Vocês acham que será problema pra ter o visto concedido? Estou com um saldo na conta razoável... Já morei em Londres, inclusive tenho o visto UK vencido no passaporte antigo (devo levá-lo ou não adianta?)... Agradeço as dicas que vierem...
Obrigado.

Resposta:
Roberto, se você tem como comprovar todos esses bens e o seu emprego, independente de você estar declarando imposto de renda ou não, creio que seja indiferente. Mas de qualquer maneira, eleve todo e qualquer documento que você tiver que comprove a sua renda atual. Outro detalhe importante: o fato de você já ter ido ao Reino Unido e voltado, já é um fato que te ajuda muito. A principal preocupação dos americanos é evitar a entrada de pessoas que pretendem ficar ilegalmente no país, e o fato de você já ter feito uma viagem internacional e voltado é um ótimo indício de sua índole.
Boa sorte na entrevista!


Mateus Souza

Depoimento sobre passagem no Consulado Americano de São Paulo

Comentário deixado hoje (11/11/2009) no meu outro blog, o Oloucomeu, no post 10 dicas para se dar bem no consulado americano - ediçao revista e ampliada:

Gentem...sou a Niquinhagott...bem, tive minha entrevista no Consulado de SP juntamente com meu avô,meu tio e a esposa e meu namorado é americano, ele veio p/ ir no dia comigo, acho que isso facilitou bastante viu..levem tudo ja pago e assinado pois a fila é grandinha e eles conferem na fila se vc preencheu tudo devidamente correto tba.Paguem as taxas todas antes tba p/ evitar pagar mais caro lá na hora ou ate mesmo a correria e o desespero.Bem..achei o Consulado de SP muito tranquilo, a unica coisa que me atrapalhou foi a minha foto que levei, e que infelismente tive que tirar outra la na hora devido a minha franja estar tampando UM POUCO parte da testa, mas tudo bem...faz parte né..tive q pagar o dobro lá na hora e colocar o cabelo p/ tras, horrivel, mas fazer o que né..rs..estava lotado la no consulado só que achei que fosse pior e bem mais demorado, mas durou umas 2 hs tudo e atrasou mais tba por causa dessa nova foto que tive que tirar lá.Minha entrevista foi tranquila pq fomos em familia e acho que isso facilita d+++ e acreditem ou nao, nao pediram p/ ver NENHUM documento, apenas fizeraam perguntas basicas p/ meu avô, tio e tia: quanto eles recebiam, qual era a profissao, e quanto tempo trabalhavam naquela area..e p/ mim fizeram a pergunta:onde me formei( acho q era p/ ver c batia com o que tinha escrito na ficha),p/ que estava estudando.Nós todos falamos que estavamos indo apenas visitar os Statese nao nos pediram NENHUM DOCUMENTO, p/ nossa surpresa, mas levamos todos os exigidos no site..meu namorado é americano e esteve todo tempo conosco na entrevista e tenho certeza que ele q nos ajudou, pq iriamos ficar na casa dele e essa era a prova mais concreta,e por ele ser americano fizeram mais perguntas p/ ele q p/ nós:de que q ele trabalhava, quanto tempo estava naquela area,c iriamos ficar na ksa dele, quanto tempo ele nos conhecia e como nos conheceu..a americana foi super simpatica,antes estava morrendo de medo mas todas as etapas:é cabine de vidro e vc fica em pé na frente do vidro( tipo essas cadeias americanas quando advogado ou familia vai fazer visita e tem tipo um microfone e tipo um auto falante na cabine p/ ouvi-los)a 1ªetapa: vc vai entregar todos os formularios...2ª etapa: com a mesma senha te chamam p/ a colheita de digitais..e a ultima etapa 3: é a entrevista...nao demora muito não..caso estiverem desconfiados de alguma coisa eles farão mais perguntas tentando tirar alguma coisa de vc, mas se mostrarem confiança creio que será rapido..após ser aprovado é so sair e pagar a taxa p/ mandarem o passaporte, o meu demorou 6 dias p/ chegar...bem no mais é isso...boa sorte p/ vcs que irão fazer a entrevista..fiquei nervosa d+ antes,procurando informaçoes a respeito e tudo, mas foi tudo tranquilo,eles foram muito simpaticos, e acabou nao sendo nada daquilo que estava imaginando que fosse,nem me pediram os documentos que levei...é so mostrar confiança e ficar tranquilo que tudo vai dar certo...Boa Sorte galerinha...bjuuss

Mateus Souza