Pergunta enviada pelo Derick Araújo:
Opa, boa noite.
Bom estava eu navegando na internet colhendo informações sobre a entrevista no consulado quando me deparo com seu blog, rs
achei interessante e queria saber se você poderia me tirar algumas duvidas do tipo 'bestas'..
Eu estava querendo ir para lá em Dezembro no meu aniversário/natal e passar o ano novo também, irei ficar na casa da minha ex namorada, que mora com o padrasto americano e a mãe, o que tenho que levar para provar que volto? eu não estudo só trabalho, levando só o contra-cheque pode?
No caso dela mandar algum documento ou alguma carta sei lá falando que eu vo ficar na casa dela é mais tranquilo de conseguir ou como todo mundo diz 'vai depender se o consul for com sua cara' ?
tenho que levar os contra-cheques da minha mãe também e se for o caso os do meu padrasto também? porque moro com os dois.
E a quantia em dinheiro tenho que levar uma certa quantia em dolar que prove que tenho condições de ficar lá ?
Aguardo Resposta!
abraço
Resposta:
Peça para que ela lhe envie uma carta dos EUA, dizendo o motivo da sua ida pra lá, quando pretende voltar ao Brasil e se possível, que ela seja reconhecida em algum "local oficial" no país, algo como um cartório por exemplo. E é importante que você mostre que tem como se manter no país. Leve contra-cheques de sua mãe e padrasto e o que mais tiver que comprove a renda deles e a posse de bens (imóveis, carro, etc). Como você está indo como turista, o seu caso deve ser tranquilo. Mas seria ainda mais tranquilo se você tivesse um vínculo forte aqui no Brasil, como por exemplo uma faculdade, ou uma empresa.
Boa sorte na entrevista!